quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

COM QUE ENTÃO COM A PINGA HAM!



"Não bebas e conduzas... Podes passar
bruscamente por uma valêta
e entornares o copo."

(Autor anónimo)

COM QUE ENTÃO COM A PINGA, AHM!

Estes GNR’s são mesmo uns sacanas. Andam agora acompanhados por um “sofisticado” laboratório de análises clínicas – de última berra – cujo método, diga-se pouco criterioso, lhes proporciona a detecção de líquidos etílicos que circulam nas tubagens de alguns alambiques humanos perigosamente grudados ao volante, após uma curtição – normalmente nocturnade esgalha-pessegueiro.
O assoprar na palhinha tem muito que se lhe diga. Tanto pode ser humorístico, como pode provocar uma forte dor na cachimónia, já não digo pela ressaca, mas pela condenação que pode ocasionar. É uma chatice, não é, Sra. deputada?
Sabe, o álcool e o seu delator (detector) dão-se muito bem e possuem características que em simbiótica tarefa lhes garantem a sua sobrevivência nos nossos dias: actuam pacificamente entre si e não identificam raças, credos, imunidades, nem conhecem ninguém mesmo que sejam políticos. Assim é que está certo. Não são corruptos, não nos desgovernam, mantêm inalteráveis os objectivos para que foram criados e não são estupidamente exigentes nem empertigados; basta uma assopradelazinha e a coisa em poucos segundos compõe-se.
É, é uma sacanice policial. É uma velhaquice, não acha?
Penso que o Governo podia pôr à venda uma pulseira, um cinto, uma cilha, uma coleira ou outra artimanha qualquer, que através de um chip neles embutido fosse possível dar a conhecer ao embutidor da palhinha, a posição social do soprando. Eu sei que era transmutar o detector para corrupto! Mas como já cá temos uma cainça deles, ainda que de outro género, penso não ser problema adir mais um a contribuir para o engrossamento da extensa lista já existente.
Quero aqui deixar bem clara a minha opinião: não sou de acordo que pessoas de elevados estatutos ou posições cimeiras, como presidentes, embaixadores, ministros, deputados, altos dignitários e quejandos, sejam confrontados com importuno detector de pinagra, como foi o caso da deputada do PS, Glória Araújo, que, coitada, não se livrou à específica bufadela, coagida pelos malandros dos militares da GNR, no cumprimento escrupuloso da legislação emanada pelo Governo, órgão soberano do qual esta deputada faz parte.
Isto é ridículo e gosativo.
Ao ver a notícia na TV, auscultei uma figura arcaica, veterana do tintol, com o nariz em forma de torneira a contrastar, tegumento da focinheira resinada e olhos a meia haste, parafrasear para o seu parceiro, ambos já com uma chapadeira dos diabos: “gom gue endão, ela tamem ´staba cu a binga ahm!? Bonido!... muido bonido… ihc!?Avinal num zomos zó nós!... ihc.


António Figueiredo e Silva (já agora: Andónio Figarêdo  e  Zilva)
Coimbra

www.antoniofigueiredo.pt.vu



Sem comentários:

Enviar um comentário