quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A POLÍTICA É UM EXERCÍCIO NOBRE (?...)





                   A POLÍTICA É UM EXERCÍCIO NOBRE (?...)
(Actualisadíssima)

 Breve entrada:
Em tempos passados, alguém procurou incutir no Zé Pacóvio, que a política é “um exercício nobre”; esta frase tem sido, até aos dias de hoje, o Cavalo de Tróia de muitos aselhas bafejados pela negligência, mas protegidos entre si por uma beatífica e adulativa coesão, em que o apadrinhamento e a vassalagem emergentes para a manutenção dos seus poleiros, são notórias.

Antes de continuar, quero aqui referir que sou apartidário, anti-sectário, anti-fanático, conservando contudo, acentuada ortodoxia na manutenção dos valores que devem reger o comportamento da comunidade em que estamos inseridos, sabendo no entanto, quando vou meter o papel na greta, em quem me apraz votar.


Vezes sem fim, existe sempre alguém que tenta, com grande teimosia, martelar na cabeça do “Zé Pacóvio”, que “a política é um exercício nobre”.
Para que não surjam quaisquer dúvidas, acho por bem esclarecer a quem costuma dizê-lo, que as coisas não se passam tão linearmente como podem supor, não deixando contudo de manifestar o meu apreço pela coragem, que com ou sem convicção, alguns têm na afirmação de tais palavras, por vezes em tom belicoso, no decorrer de uma qualquer liça politiqueira.
Agora vamos ao que interessa: “a política é um exercício nobre”. Bem… “Se bem me lembro”, como dizia Vitorino Nemésio nas suas intervenções, para ser franco, nunca me tinha apercebido de tal nobreza nessa profissão, mas, matutando bem no assunto, há pessoas que até são capazes de estarem certas nas suas afirmações; no entanto, a ver vamos, como diz o cego.
Se os propagadores destas palavras, pretendem aludir a virtude nobreza à política em si, e à amplitude que o seu significado abrange, a política é nobre; o que não tem sido nobre infelizmente é o seu exercício. E assim, o que dizem não constitui mais do que uma empertigada pedrada que ricocheteia no campo absolutista da razão, por razões endógenas que naturalmente povoam a privacidade do seu estado de espírito.
Pelas infinitas cavaladas que se têm verificado, injustiças que se têm cometido e incoerências que se têm presenciado, o exercício da política não tem sido distinto não tem sido excelente, não tem sido notável, não tem sido ilustre nem tem revelado superioridade moral, nem tão pouco assentado na dignidade de carácter.
Então onde se esconderá a nobreza que alguns tão pragmaticamente apregoam? É muito natural que essas palavras, talvez irreflectidamente vertidas, não passem de um condimento auto-promocional, para valorizar uma actividade (exercício) que tem andado pelas ruas da amargura, não só cá, como em todo o mundo. O manuseamento da política!
Não quero com isto dizer que não existam pessoas com capacidade para equacionar e usar os valores nobres da política, com a religiosa convicção de que trabalham para o bem comum, aplicando-os com grande magnanimidade e rectidão. Porém, só me é dado avaliar as pessoas pelas suas reacções e não pelo pensam. Mas com estes predicados, pelo que tenho presenciado, há poucas criaturas, não subsistindo portanto, razão para afirmações de que “a política é um exercício nobre”. Seria nobre sim, se a política não fosse invadida pela politiquice e o lavar de roupa suja, que mancha a cristalinidade das suas características, que são inegavelmente notáveis.
O exercício político para ser nobre, deve assentar nos valores da moral e da ética, o que lamentavelmente não tem acontecido.
Para se fabricar um político, toma-se um indivíduo, independentemente do seu saber qualificativo ou sexo; não importa que seja deficiente no seu pensar, coxo, zarolho, marreco, maneta ou bexigoso; não interessa também se é filho do pai ou filho da mãe ou se é filho de ninguém. A condição essencial é saber papaguear bem e zelar pelos seus interesses e dos seus sectários, prometendo à calcetada arraia-miúda uns “figos”, em troca de uns votos. Enfia-se-lhe uma camisa ou um vestido, que mesmo comprados em qualquer feira ou até mesmo nos ciganos, também serve, uma gravata ou um lencinho polimérico a imitar pura seda, adquirido nos saldos das nossas lojas mais rascas, enfia-lhe uma cassete na cabeça e manda-se para a frente de “combate”. Ele depois se encarregará de ganhar para uma melhor fatiota, porque a bem ou a mal o povo pagará o resto. Aí o temos!...Um político politiqueiro na sua verdadeira nata, tendo por missão arranjar um pacto de estabilidade entre Deus e o Diabo ao mesmo tempo; por isso ele vai ter que ser sacana e manhoso, fingindo-se dócil e humilde. Assim sendo, na política devia, mas não integra “um exercício nobre”, na medida em que para pactuar com o bem e com o mal, torna-se imprescindível colmatar a dualidade de critérios em acirrado antagonismo e para isso é necessário a demolição das causas nobres que a política devia conter.
É um meio pelo qual muitas pessoas tentam branquear aquilo que já é negro de nascença. Até agora, salvo raras excepções, só tem servido para encher o papo a abutres, em dano dos racional, ou materialmente mais carenciados.
Com que então “a política é um exercício nobre”?!... Por enquanto apenas me resta chalacear, porque não paga imposto – até ver.
O que é nobre é isento de interesses pessoais, transparente e rigoroso.
Atestar a nobreza do exercício político, é como comer uma fatia de abóbora porqueira, e, arrotando indiscretamente, dizer com fingido optimismo que a melancia era boa.
A política foi uma invenção do ser humano com a finalidade de ser realmente exercida com nobreza, excelência e moral; porém, destas virtudes apenas emanam as intenções, porque os objectivos para os quais foi inventada tomaram outras direcções menos virtuosas.
Só para exemplificar: a fome, a guerra, a desestabilização, e a injustiça, são indubitavelmente consequências do uso defeituoso da política.
Como tal, onde estará a nobreza no seu exercício?
É que “POLÍTICA” é uma coisa e o seu “EXERCÍCIO” é outra.

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 15/02/2003

www.antoniofigueiredo.pt.vu  

Sem comentários:

Enviar um comentário