segunda-feira, 12 de junho de 2017

ONDE GUARDAR O DINHEIRO!?

Criatura que labuta apenas pelo dinheiro, não
 deve sentir satisfação naquilo que faz e pode
 mirar-se ao espelho como um escravo
assalariado por conta própria.
(A.   Figueiredo)

ONDE GUARDAR O DINHEIRO!?

Devido à salivação dos amigos-da-onça que com uma polida e chorada ladainha se batem a um empréstimo que nunca fazem intenções de pagar e ao aguçado faro da ladroagem, é preferível não o possuir, se ambicionamos ter descanso.
É uma grande chatice ser-se depositário de um pé-de-meia arrecadado em casa – e não só - seja qual for a sua valia.
Há “clientes” para todas as quantias, que vão desde uns míseros cêntimos até aos milhões de ”paus”; é deplorável, mas existe que não acredite na existência dos seguidores de Arsène Lupin no século XXI e com doentia forretice arrecadam-no nos sítios mais excêntricos que possamos imaginar; desde buracos feitos em paredes velhas, até cavidades em betão-armado, passando por autoclismos e candeeiros; enrolado dentro de latas que dizem café ou em pacotes de farinha Tapioca; por baixo de uma carcomido soalho ou dentro de um cofre-forte – pensavam; dentro de uma velha pipa de vinho vazia ou num pneu sobressalente já careca; aqui há uns quarenta anos conheci uma senhora que o metia dentro bolsos que tinha por dentro da saia e todas as noites, antes de se deitar, deleitava-se contá-lo – não é mentira; era a sua “prece” preferida.
Com gravata ou de calças rôtas, de cara destapada ou coberta por um capuz, com intuições homicidas ou só com apetite materialista, esses sectários existem. O que pode restar a quem tem algum?  
Enfiá-lo no bolso, é um problema; tê-lo em casa, é um problemazão; emprestá-lo, é um caso bicudo; mantê-lo no banco, com todas as tramóias que têm havido, não é lá muito fiável, todavia será mais seguro; isto é, até que a instituição entre em falência deixando o desgraçado sem tostão e aborrecido porque ficou na merda, mas descansado porque tem oportunidade conhecer que, dos parcos amigos que lhe restam, um deles é um cão rafeiro, e sabe que, a partir daquele momento ficou isento de assaltos, ficando apenas no seu encalço a AT (Autoridade Tributária) se ele tiver algum barraco para o abrigar e ouvir em mudo solilóquio as suas lamentações, ou alguma leira para cultivar uns nabos e uns tomates, fontes da sua sobrevivência – é preciso tê-los para suportar a implacável tarraxa regulamentar que não se compadece com o azar de ninguém.  
É certo que o pilim a todos faz falta, porém na medida certa das suas necessidades. Quando já não cabe num bolsito jamais se anda sem um incómodo aperto no esfíncter, a ser perseguido pela insónia e pelo olhar enviesado dos amigos do alheio.
Mesmo assim, se as migalhas desaparecem juntamente com o cotão dos bolsos pela destreza de mãos alheias sem darmos por isso, é certo e sabido que vamos ser implacavelmente invadidos por uma aterradora caganeira nos que faz sacudir o corpo e doer a alma como se fosse o Dilúvio Universal Bíblico.
   Se bem que não desconheça a sua influência na autoridade social, seria melhor não o termos; assim podíamos guardá-lo onde nos apetecesse, seguros de que ninguém passa cartão a tesos.
Que tal a ideia?

António Figueiredo e Silva
Coimbra, 12/06/2017


Sem comentários:

Enviar um comentário